19jun
2015
0

Quais são os truques de uma deliciosa feijoada?

A estação mais fria do ano já chegou e a feijoada passa a ser um dos pratos mais pedidos.

Algumas fontes relatam que o suculento prato nasceu durante a Idade Média, no Norte de Portugal, e foi adaptado aos ingredientes brasileiros, na vinda dos colonizadores.  Ao longo de muito tempo, a feijoada passou por diversas adaptações até chegar no que conhecemos hoje. Seu preparo foi influenciado pelas técnicas dos cozidos europeus aliados com ingredientes africanos.

Fato é que, independente da origem, de lá pra cá o prato ganhou status, tornando-se um símbolo da culinária brasileira e que ganha novos “toques” para se tornar mais saudável, principalmente no Sul do país.

Dicas:

– Cada carne tem um tempo de preparo, por isso deve ser cozida em panelas separadas.
– O cozimento das carnes deve ser finalizado dentro das porções de feijão e, ao final, devem ser unidas para dar gosto.
– Se usar carnes salgadas, como lombo e carne-seca, lembre-se que é preciso dessalgá-las antes de acrescentá-las à receita: lave-as e deixe-as de molho durante 12 horas, trocando a água de duas em duas horas.
– Caso queira acrescentar outros ingredientes, como linguiça, lombo, costelinha, orelha, pé e rabo de porco, não os misture à receita básica. Sirva-os à parte, pois nem todos os convidados gostam das carnes mais gordurosas.
– Na hora de selecionar o feijão, opte pelo grão que esteja com a casca bem brilhante e não murcha.
– Acompanhamentos certeiros: arroz, farofa, vinagrete, molho de pimenta, couve refogada, banana à milanesa e fatias de laranja.
– Na feijoada vegetariana é possível usar qualquer tipo de feijão ou outros grãos como: fava, grão de bico e lentilha. Também pode-se variar os vegetais, como vagem, nabo, abobrinha, berinjela, couve-de-bruxelas, pimentão, repolhos, folhas de espinafre (junte cinco ou seis folhas e trespasse com ramos de tomilho ou alecrim, para que não se perca no feijão).
– As bebidas ideais para acompanhar a feijoada são: caipirinhas com frutas variadas e cerveja, mas devem ser consumidas com moderação.

Compartilhar:

Sem Comentários

Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.